A AGB e os GTs

A AGB é uma entidade cuja história, desde a sua fundação em 1934, se confunde com a história da Geografia Brasileira. A Associação – nos seus aspectos políticos, acadêmicos e institucionais – sempre refletiu os movimentos epistemológicos, de relações de poder e de atuação da Geografia.

A AGB constituiu-se enquanto um fórum de construção de Geografias, que tem uma história plural e coletiva. A assunção deste caráter plural como algo central transforma a idéia de construção coletiva num princípio estruturador de intervenções e ações, que tem suas trocas, discussões e encaminhamentos nas Reuniões de Gestão Coletiva (RGCs), nas Assembléias, nos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) e nos Congressos Brasileiros de Geógrafos (CBGs), arenas principais de tomada de decisão da entidade.

É neste sentido que ganham importância política cada vez maior dentro da entidade, os Grupos de Trabalho (GTs). Eles são pensados como espaços da produção coletiva de posicionamentos da entidade – que, sendo um fórum de construção de Geografias, exerce atuação na Geografia e na Sociedade.

O que são os GTs?

Os GTs, antes de mais nada, constituem-se em espaços de mobilização dos agebeanos e da própria AGB. Os GTs realizam reflexões, formações, intervenções e se organizam em torno de recortes temáticos atuando sobre certos problemas concretos. Atuam a partir de determinada demanda social ou proposição interna de ação do próprio GT.

Diferentemente dos grupos de discussão e de estudo, os GTs têm como propósito central privilegiar as ações concretas junto à realidade social, não deixando de incorporar o caráter investigativo e reflexivo. Os GTs, portanto, mostram-se como possibilidade de aproximação da AGB com as organizações e movimentos populares, em que o saber geográfico pode se articular e fortalecer as lutas sociais.

Anúncios

Uma resposta em “A AGB e os GTs

  1. Pingback: GT-Urbana da AGB-Campinas « AGB-Campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s