Conheça o Movimento Chega de Demolir Porto Alegre

Fonte: Blog Chega de Demolir Porto Alegre

O Chega de Demolir Porto Alegre é um movimento independente da sociedade civil em defesa do patrimônio cultural da cidade.

Tem como principais objetivos articular moradores e entidades de Porto Alegre na defesa do patrimônio cultural em todas as suas expressões (edificações, conjuntos e paisagens de valor histórico, artístico, ambiental ou social); envolvendo a sociedade tanto na seleção dos bens a proteger, quanto na formulação e implantação de sua defesa.

O Chega de Demolir Porto Alegre acredita que a informação e a organização potencializam as ações da sociedade.

O movimento começou a articular-se em 2013, com a realização de três reuniões iniciais. Nestas ocasiões, foram elencados pelos participantes uma série de problemas, como o descompasso entre os bens protegidos no inventário e o que era efetivamente reconhecido pela população, as deficiências da legislação municipal, a insuficiência das contrapartidas municipais aos proprietários, entre outros. A quantidade de bens culturais relevantes em processo de demolição é pauta recorrente e alarmante.

Com o amadurecimento das discussões, o Movimento Chega de Demolir Porto Alegre tem buscado propor ações efetivas para convergir esforços em busca das soluções.

Uma das iniciativas é a implantação da ferramenta Inventários Afetivos, formatada através de Grupos de Trabalho por bairros. Estes grupos buscam elencar através de visitas, conversas e entrevistas, com envolvimento da população, os bens culturais ainda não consagrados, com a finalidade de registrar e, em alguns casos, solicitar a inclusão nas políticas oficiais de preservação.

O Chega de Demolir Porto Alegre pretende-se um Fórum Permanente de Discussões a respeito do Patrimônio Cultural de Porto Alegre, envolvendo entidades e cidadãos interessados. Pretende-se que dentro do possível as reuniões ampliadas possam ter frequência mensal, dando um ritmo mais constante a defesa civil do patrimônio cultural na cidade.

As reuniões do movimento Chega de Demolir Porto Alegre tem sido realizadas de forma descentralizada em diferentes bairros de Porto Alegre, buscando ampliar a discussão e atingir novas comunidades.

Participação do Grupo em programa da TVCOM:

http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/videonews/70843

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s