Chamada para submissão de GTs para o VII CBG

A Comissão de Grupos de Trabalhos do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos e Articulação Nacional de GT’s vem por meio desta convidar os GTs das Seções Locais da AGB para realização de atividade no VII CBG.  Esse convite está sendo direcionado aos GT’s da AGB por acreditarmos que o CBG é um espaço privilegiado de compartilhamento de experiências e possíveis articulações entre os diferentes GT’s, entre as seções locais e a comunidade geográfica como um todo. Neste CBG de 2014 os GT’s tem garantidos amplo espaço para realização de atividades, portanto, nossa participação enquanto agebeanos e membros dos GT’s se torna fundamental e estratégica, na intenção de construirmos agendas em comum e de potencializarmos nossa intervenção na sociedade brasileira seja na escala local, regional e até nacional.

Encaminhamos abaixo a ementa para inscrições de GT’s, para melhor orientar seus membros no tocante a estruturação e organização da atividade proposta. Em anexo segue o Informativo elaborado pela Comissão de Articulação de GTs e o Panorama dos GTs para que possam discutir em suas seções locais à luz do trabalho dos GTs de outras seções.

Aguardamos sua confirmação e as demais informações requisitadas na ementa.

Saudações Agebeanas.

Ementa Grupos de trabalhos

Os GTs (Grupos de Trabalho) são espaços de mobilização e produção coletiva de posicionamentos dos agebeanos e da AGB, cujo objetivo principal é pensar e realizar ações e intervenções na Sociedade, na Geografia e na própria entidade. Essas ações têm como subsídio o saber geográfico, cujo importante componente é a proximidade da realidade propiciada, por exemplo, a partir de relações com movimentos sociais. Os GTs se organizam em torno de recortes temáticos e reagem às atitudes demandadas pela sociedade ou à proposição interna de ação do próprio GT. Assim fortalecem a atuação política das Seções Locais da AGB através de reflexões, formações e intervenções.

Os Grupos de Trabalho propostos devem ser resultados de acúmulos de discussões e ações de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. Os GTs deverão incluir, se possível, as questões referentes ao exercício profissional identificadas em cada um. As inscrições dos GTs serão realizadas pelas Seções Locais. Cada Seção Local poderá propor GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembleias e devidamente comprovados em Ata.

Os coordenadores indicados deverão ser associados da AGB. Os GTs propostos serão apresentados no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG) mediante uma subdivisão temática feita pela comissão de GTs, por isso é imprescindível que cada Seção Local indique a pluralidade de ações que ocorrem em cada GT local através do envio de uma listagem para o endereço eletrônico da Comissão de Gts –gtcbg2014@gmail.comcom: 1. Nome da seção local; 2. Indicação dos GTs ativos e suas atuais e respectivas abordagens; 3. Indicar se aceita ou não dividir espaço no CBG para dialogar com outros GTs, de outras seções locais, que apresentem abordagens próximas, complementares ou que incidam sobre a mesma temática. Esta divisão dos espaços será organizada pela Comissão de GTs.

Os GTs no CBG serão formados por quantos membros quiserem participar do espaço, considerando o nível de envolvimento de cada associado com a temática e o limite de pessoas que as salas comportarem. Os participantes dos GTs deverão apresentar um Relatório Final de suas atividades no Fórum de GTs, elaborado coletivamente, indicando suas propostas de ações que serão avaliadas e aprovadas na Plenária Final.

O Fórum de GTs será o ponto de culminância e articulação de todos os GTs que ocorrerem no CBG. No Fórum de GTs serão aprofundadas questões como a atuação da AGB na atual conjuntura política brasileira, a concepção do GT no interior da AGB e o movimento de Articulação Nacional dos GTs.

A importância que os GTs têm na entidade reflete o entendimento de que a dinâmica da sociedade impõe mudanças a AGB, e que de que a AGB está comprometida com esse processo. O Fórum de GTs representa, portanto, um momento fundamental para a construção da entidade.

Comissão de GTs do Congresso Brasileiro de Geógrafos – CBG

Comissão de Articulação de GTs – DEN

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s