Movimento Sem Teto faz encontro nacional em Belém

a

Capital paraense tem mais de dois mil imóveis abandonados que podem servir de moradia. Mais de 600 sem tetos reunirão em Belém entre os dias 15 e 18 de maio durante o 13º Encontro Nacional de Moradia Popular.

O evento ocorre pela primeira vez na Amazônia e é coordenado pela União Nacional por Moradia Popular, o maior movimento por moradia popular do Brasil, que congrega entidades em mais de 20 estados.

O Brasil tem hoje um déficit habitacional calculado em sete milhões de moradias, sendo 400 mil no Pará. Uma das metas do encontro é debater formas de fazer cumprir a função social da propriedade, prevista na Constituição Brasileira e no Estatuto da Cidade.

Segundo Alcir Matos, dirigente da União Nacional por Moradia Popular, existem milhares de imóveis vazios em todo o país que não são aproveitados como moradia para famílias de baixa renda. Em Belém, só na chamada Primeira Légua Patrimonial, que vai do centro da cidade até a Bandeira Branca, são cerca de dois mil imóveis abandonados. Por isso, a previsão é que na abertura do encontro ocorra uma caminhada pela avenida Presidente Vargas para a colocação de cartazes nos prédios que podem servir de moradia.

O encontro quer também analisar os pros e contra do Minha Casa, Minha Vida, o maior programa habitacional já feito no país para famílias de até três salários mínimos, mas que, na opinião do movimento, é burocratizado e tem um controle social falho. Os sem teto querem aprofundar a proposta de autogestão para a construção dessas moradias, como a realização de mutirões e a administração direta dos recursos.

Os delegados paraenses para o evento nacional serão escolhidos no encontro estadual previsto para ocorrer nos dias 11,12 e 13 de abril na cidade de Barcarena.

Fonte: Fatima D. Gonçalves, facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s