NOTA DE APOIO A AUTO DEMARCAÇÃO DE CICLOFAIXA NA BICICLETADA DE VIÇOSA

A AGB Viçosa vem através dessa nota expressar seu total apoio à ação direta de auto demarcação da ciclofaixa de mão dupla, realizada durante a última Bicicletada no dia 23 de agosto em Viçosa. A Bicicletada se concentrou às 17 horas na Praça das Quatro Pilastras e se iniciou a partir das 18 horas com aproximadamente 50 ciclistas, seguindo pela avenida P.H. Rolfs em direção à avenida Castelo Branco. A partir desse momento, se iniciou o processo de auto demarcação de ciclofaixa em um trecho de cerca de 600 metros. Usando as próprias bicicletas, foi feita uma espécie de barreira ao longo da avenida, deixando o trânsito fluir em uma pista, enquanto muitas mãos contribuíram para a pintura do primeiro trecho, com rolos e tinta, stencil e spray; tudo feito de maneira autônoma pelos ciclistas.

A política de mobilidade urbana no município de Viçosa não leva em consideração os milhares de ciclistas que circulam diariamente nas ruas e avenidas, privilegiando o uso do automóvel. A inexistência de ciclovias e ciclofaixas é um ponto importante de questionamento da população local. Como a prefeitura não age para resolver esse problema, são os ciclistas então que executam um reordenamento da mobilidade através das autodemarcações, imprimindo uma posição física e política da bicicleta como espaço e prática real legítima da cidade. A Bicicletada é um dos meios independentes para se fazer pensar e (re)discutir as políticas (e sua ausência) de mobilidade urbana, sendo realizada em centenas de cidades do planeta.

Menos de uma semana depois da ação, a prefeitura anuncia que irá pintar mais uma faixa em frente à rodoviária para desafogar o trânsito de veículos automotores, não se posicionando em relação ao uso da cidade pelos ciclistas, e ainda apagando todo o trecho autodemarcado.

As grafias no solo da cidade na sexta-feira tiveram além do papel de se (re)discutir o direito à cidade e a mobilidade, propiciaram uma nova postura da leitura de cidadania no município. Esta, que muita vezes vinculada a uma visão engessada de mundo, transborda em uma lógica reduzida dos deveres e direitos daqueles sujeitos que se apropriam do espaço urbano, levando a acreditar que as mudanças estão apenas nas mãos dos partidos políticos. Assim, o movimento autônomo Bicicletada marcou o início de uma discussão crítica de quem são os atores hegemônicos e quem são os hegemonizados dentro da cidade de Viçosa.

Captura de Tela 2013-09-01 às 22.06.39Captura de Tela 2013-09-01 às 22.06.51

Anúncios

Uma resposta em “NOTA DE APOIO A AUTO DEMARCAÇÃO DE CICLOFAIXA NA BICICLETADA DE VIÇOSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s