Semana do Geógrafo: Geografia: de quem? Para quem? – AGB Belo Horizonte –

Em parceria com um coletivo de estudantes de graduação em Geografia da UFMG, estamos organizando algumas atividades por ocasião do Dia do Geógrafo (29 de Maio) este ano. Segue abaixo a programação:

SEMANA DO GEÓGRAFO – GEOGRAFIA: DE QUEM? PARA QUEM?

Programação:

GEÓGRAFOS PELO MUNDO
Segunda-feira, 27/05, 14:00h, IGC

Diálogos com alunos de Geografia que foram intercambistas para expor as diferenças entre universidades e o processo de intercâmbio em seu conjunto.

A PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA – EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME CARREGADORAS DE SONHOS
Segunda-feira, 27/05, 18:30h, Auditório IGC

Aborda a história de quatro professoras durante um dia de trabalho em vários aspectos, e também apresenta uma análise do sistema educacional feita pelas próprias professoras (2010 – Síntese). Seguida de roda de conversa com alunos participantes do PIBID e Professores da UFMG.

EXIBIÇÃO DO FILME: O SOM AO REDOR
Terça-feira, 28/05, 13:30h, auditório IGC

A questão urbana em Recife é tratada pelo filme de maneira universal, a escala do lugar onde a vida se reproduz é abordada de maneira contundente. Um tema que a Geografia e a Sociologia urbana já tem se ocupado é tratado por Kléber Mendonça Filho de maneira brilhante. Como vivemos na metrópole, em que nível se dá a reprodução da vida, de que
forma lidamos com a produção do espaço no contexto mais atual? São questões muito bem elaboradas nesta produção.

MESA COM ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS (AGB) E ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS GEÓGRAFOS DE MINAS GERAIS (APROGEO-MG)
Terça-feira, 28/05, 18:30h, Auditório IGC

Que Geografia é essa que estamos geografando? Que Geografia?

DEBATE: POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E CONTROLE
Quarta-feira, 29/05, 15h, Auditório IGC

Marcos von Sperling, Professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, apresentará os principais problemas de poluição das águas que ocorrem em nosso meio, com exemplos de casos locais e regionais. Serão discutidos os principais poluentes, sua origem, efeitos no meio aquático e formas de controle.

PAISAGENS SONORAS – OFICINA DE TAMBORES
Quarta-feira, 29/05, 18h, área externa do IGC

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes a possibilidade de produzirem a sonoridade de sua própria alegria e espontaneidade. Serão usados materiais reaproveitáveis e alternativos, como vergalhões de construção, canos de PVC, cilindros de papelão etc, para a confecção dos tambores. A estimativa é de construirmos quatro tambores através de um processo coletivo de participação. A média de duração da oficina é de 2 horas e a colaboração de R$ 3,00.

FUTEBOL DE RUA
Quinta-feira, 30/05, 16h

Geografia é tempo: umas quatro da tarde, feriado (30/05), futebol de rua, na rua (Goitacazes, ao lado do Mercado Central) e mais: documentário “A rua é pública”. Pra suar a cachaça do 29 de maio!

29maio2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s