Carta de apresentação do Grupo de Trabalho Cidade/Urbano da AGB – Rio de Janeiro

Fonte: 

O Grupo de Trabalho de Urbana da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), da seção local Rio de Janeiro, foi retomado em julho de 2012, durante o Encontro Nacional de Geógrafos, quando agrupou pessoas com vontade de atuar e refletir sobre as questões urbanas do Rio de Janeiro, via AGB. Entendemos que esse é um momento importante para a reapropriação desse espaço, pois o Rio de Janeiro passa por inúmeras intervenções na sua forma urbana, sem a devida consulta à sociedade, e os resultados têm sido devastadores do ponto de vista dos direitos à cidade, como a ampliação da especulação imobiliária, a remoção da população pobre residentes em pontos de atual valorização e o desrespeito às instâncias de participação da sociedade. Avaliar essa dinâmica é um dos objetivos do grupo, para poder embasar as intervenções da AGB nesse processo, tanto nas esferas teóricas, quanto práticas.

Temos como estratégia de atuação a articulação com fóruns, comitês e outros espaços que congreguem a resistência e críticas sociais. Como exemplo, podemos citar a participação dos integrantes do GT no Fórum Popular do Porto, Comitê Popular da Copa e Olimpíada e no Relatório de avaliação do Plano Popular da Vila Autódromo. O GT também está inserido nas discussões acadêmicas da Geografia, como na organização do SIMPURB e tem buscado se inserir nas atividades da AGB, como em Novembro de 2012, quando enviamos um representante para o Fórum de GTs, em Aracaju.

Definimos, como tema central de atuação, de acordo com as sugestões do “GT de Urbana Nacional” durante o ENG BH, a questão da mobilidade. Para tal, organizamos um grupo de estudos para debater o tema e, em seguida, preparar um trabalho de campo para avaliar os projetos voltados para a questão da mobilidade na cidade.

O GT se propõe a produzir estudos, relatórios e dossiês sobre os temas tirados em reunião, assim como organizar debates, mini-cursos, seminários e atividades que aproximem a atividade do GT com a sociedade civil, estudantes de geografia e afins e professores da rede pública e privada. Realizamos reuniões periódicas (quinzenais, no geral), na UERJ Campus Maracanã. O GT-Urbana é aberto a participação e a integração de novos membros em qualquer momento de sua atividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s